quinta-feira, 21 de março de 2013

Oscar Niemeyer


Oscar Niemeyer


Carioca nascido em  15 de dezembro de 1907  terminou o ensino secundário com 21 anos. Um ano depois, em 1929 se matriculou na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Em um prazo de 5 anos  saiu formado como engenheiro arquiteto.

Em 1936, o escritório onde Niemeyer trabalhava foi chamado para projetar o novo edifício do Ministério da Educação e Saúde, e Lúcio Costa montou uma equipe de arquitetos que contavam com o grande arquiteto franco-suíço Le Corbusier (1887 – 1965) que era o grande ícone do Modernismo.

          Em 1956, o presidente eleito,  Juscelino Kubitschek, chama Niemeyer para o seu projeto mais ambicioso, a nova capital do Brasil. É aberto um concurso de urbanismo para a nova capital e o vencedor é o antigo chefe de Niemeyer, Lúcio Costa. Em poucos meses ele completa o projeto dos prédios da cidade, o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília, os prédios dos ministérios, o Palácio do Planalto além dos prédios residenciais e comerciais. Niemeyer e Lúcio Costa aproveitaram para pôr em prática os conceitos modernistas de cidade: ruas sem trânsito, prédios erguidos por pilotis, integração com a natureza.

Brasília foi construída e inaugurada em 4 anos período de um mandato presidencial, Niemeyer tornou-se coordenador da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília (UnB).

Em seu centenário, Niemeyer recebeu a mais alta condecoração do governo francês pelo conjunto de sua obra, o título de Comendador da Ordem Nacional da Legião de Honra. Vladimir Putin, presidente da Rússia, conferiu-lhe a condecoração da Ordem da Amizade no dia 14 de dezembro. No mesmo ano de 2007 o Iphan tombou 35 obras do arquiteto, das quais 24 foram selecionadas por Niemeyer. No mesmo ano também iniciou as obras do seu primeiro projeto na Espanha: um centro cultural com o seu nome, Centro Niemeyer, em Avilés, Astúrias. Do projeto consta de cinco peças separadas e complementares: praça, auditório, cúpula, torre e um edifício polivalente.

Niemeyer morreu em 05 de dezembro de 2012, no Rio de Janeiro com 104 anos.




Obra da Semana: Palácio Congresso Nacional Brasileiro (Palácio Nereu Ramos)


A sede do Poder Legislativo brasileiro é um conjunto de construções onde se destacam as duas cúpulas representando os plenários: a maior (convexa), onde está o plenário da Câmara dos Deputados, e a pequena (côncava), que abriga o plenário do Senado Federal.





                                                               Oscar Niemeyer

quinta-feira, 14 de março de 2013

Michelangelo


Michelangelo
 
A escolha do novo Papa foi realizada na Capela Sistina, cujo teto e altar foram pintados pelo grande Michelangelo.

Escultor, pintor e arquiteto italiano, conhecido entre seus contemporâneos como o "Divino", uma maneira no mínimo justa de se referir a este que, ainda em vida, já era visto como um artista completo, talentoso, de espantosa memória visual e técnica irrepreensível.

 Michelangelo criou uma linguagem visual própria, contrapondo-se conscientemente às normas clássicas. Para ele, a arte não era apenas um oficio. Sua apaixonada busca pela beleza era o caminho para chegar a Deus.

Nascido em 1475 na pequena cidade de Caprese, próxima a Arezzo, Michelangelo di Ludovico Buonarroti Simoni era filho de um magistrado que também possuía uma mina de mármore e uma pequena fazenda. Criado por uma ama-de-leite cujo marido era cortador de mármore, um Michelangelo ainda pequeno já convivia com o material que lhe seria tão caro durante toda a vida.

Michelangelo escreveu ainda livros de poesia e foi também um grande arquiteto, tendo projetado, entre outras obras, a impressionante cúpula da Basílica de São Pedro. Admirado por seus conterrâneos e considerado o maior artista de seu tempo, continuou trabalhando até sua morte, aos 89 anos, em Roma em 18 de Fevereiro de 1564. Seu último pedido, já no leito de morte, foi ser enterrado em sua amada Florença.

 

 

Obra da Semana: Teto da Capela Sistina 
 

O Teto da Capela Sistina é um monumental afresco de Michelangelo realizado entre os anos de 1508 e 1512 na Capela Sistina, no Vaticano.

A superfície da abóbada foi dividida em áreas concebendo-se arquitetonicamente o trabalho de maneira que resultasse numa articulação do espaço entremeado por pilares. Nas áreas triangulares alocou as figuras de profetas e sibilas nas retangulares, os episódios do Gênesis. Para entender estas últimas deve-se atentar para as que tocam a parede do fundo:

·                    Deus separando a Luz das Trevas;

·                    Deus criando o Sol e a Lua;

·                    Deus separando a terra das águas;

·                    A Criação de Adão;

·                    A Criação de Eva;

·                    O Pecado Original e a Expulsão do Paraíso;

·                    O Sacrifício de Noé;

·                    O Dilúvio Universal;
 

 
 









Curiosidade: A guarda foi formada em 1506, após solicitação de proteção feita pelo papa Júlio 2º, em 1503, aos nobres suíços. Dela podem participar apenas católicos entre 18 e 30 anos, com nível superior e boa reputação.


 
 
 
Horário de Postagem 15:00
 

Artistas

 Alesxander Calder
 
 Antoni Gaudí
 
 
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni
 

quinta-feira, 7 de março de 2013

Antoni Gaudí


Antoni Placid Gaudí i Cornet

Gaudí  (Reus ou Riudoms, 25 de junho de 1852  Barcelona, 10 de junho de 1926) foi viver em Barcelona para estudar, arquitetura.
 Seus primeiros trabalhos possuem claras influências da arquitetura gótica-medieval (resultando no neogótico)   e da arquitetura catalã tradicional  ( trencadis, que consiste em usar peças cerâmicas quebradas para compor superfícies).
 Nos primeiros anos de sua carreira, Gaudí foi fortemente influenciado pelo arquiteto francês Eugene Viollet-le-Duc, responsável em seu país por promover o retorno às formas góticas da arquitetura.   Com o tempo, entretanto, passou a adotar uma linguagem escultórica bastante pessoal, projetando edifícios com formas fantásticas e estruturas complexas. Utilizou-se da Art Nouveau que se destinava à construção  de grandes formatos, geralmente, altas cuja característica  mais forte era a ausência de linhas retas.
Em 1883,  foi nomeado arquiteto do Templo Expiatório da Sagrada Família,  obra que ocupou  grande parte   de sua vida (dedicou à obra  seus últimos 40 anos de vida, os últimos quinze de forma exclusiva) e,  é  considerada sua principal realização artística.
 Morreu aos 72 anos, vítima de atropelamento. Encontra-se sepultado no Templo Expiatório da Sagrada Família, Barcelona, na Espanha.


OBRA DA SEMANA: Templo Expiatório da Sagrada Família



Templo Expiatório da Sagrada Família, também conhecido simplesmente como Sagrada Família,  é um grande templo da cidade de Barcelona,  desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, e considerado por muitos críticos como a sua obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã. Financiada unicamente por contribuições privadas,  a construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola e não se estima a conclusão para antes de 2026, centenário da morte de Gaudí.