domingo, 3 de novembro de 2013

Candangos

Bruno Giorgi
Filho de italianos da Toscana, Giorgi nasceu no Brasil, em Mococa 1905, mas logo cedo em 1911, foi para a Itália. Em Roma, entrou por engano naquele curso de escultura e envolveu-se na política – era filho de anarquistas. Participa de movimentos antifascistas. Em 1931, é preso por motivos políticos e condenado a sete anos de prisão.



OBRA DA SEMANA- CANDANGOS
Escultura em bronze, conhecida como “Os Guerreiros” ou “Os Candangos” criada em 1959, possuí 8 metros de altura .Está localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

“Candango” era o nome que os africanos usavam para referir-se a seus colonizadores portugueses, termo pejorativo para um individuo ordinário, ruim. Contudo, no Brasil, a palavra mudou sua conotação, agora se referindo positivamente as pessoas que trabalhavam na construção da capital. Ou seja, Juscelino Kubitschek era um baita “candangão”. Daí o porquê da mudança. Anteriormente “Os Guerreiros”, hoje o monumento é conhecido como “Os Candangos”. Em 1959 a palavra ganhava assim outro estatuto, o de sinônimo de desbravador, de homem que confia no progresso, de brasileiro comum, operário de Brasília. Sobre isso, o próprio Giorgi revelou: “Eu fiz os guerreiros que foram fundidos aqui no Rio de Janeiro. E eu tinha feito uma maquete de um metro e meio ai eles aprovaram, a comissão aprovou, inclusive o Oscar Niemeyer aprovou. Então depois eu ampliei aqui, fiz com 9 metros de altura. Depois tem um pequeno pedestal, depois tem dois elementos que se abraçam que chamam de guerreiro, mas o meu sonho era fazer uma homenagem ao candango. Tanto que depois veio pôr nome de candango. Isso aqui é um monumento aos candangos”.



Nenhum comentário: